top of page

JARDIM EM PARATY

Paraty, RJ

Texto Isabel Duprat

Esta adorável cidade colonial à beira-mar já nos faz bem na chegada, o que melhora ainda mais com a perspectiva de sair em busca de um canto com água salgada transparente de esmeralda, muito limpa, tendo a alegria de mergulhar por inteiro. A mata atlântica nos acolhe e pedras enormes derramam no mar cascatas de bromélias, cactáceas e filodendros. Quanta beleza!

A casa no centro histórico já guarda uma sobriedade madura, de bem com o clima. Fresca e aberta para um grande quintal daqueles onde já habitavam duas enormes mangueiras com suas sombras frescas e muitas orquídeas, do que mais precisamos?

Muitas vezes nos encantamos com um lugar porque é bom, tem a beleza do tempo emaranhado ou nos faz sentir bem pelo frescor da imprevisibilidade que só a natureza pura nos dá. Quando começam as intervenções do projeto de arquitetura, muitas vezes tudo vai se perdendo e, ao final, constrói-se uma bela casa, mas perde-se a identidade e o encanto. Isto acontece ao não se aceitar as imposições do lugar e querer trazer para este novo viver a rotina a qual já se está habituado, por mais contraditório que possa parecer. Conseguir intervir com delicadeza, mantendo a essência, é um norte para o meu trabalho. Não é fácil.

Fiz uma coleção de plantas de meia sombra com lindas flores, folhas coloridas, verdes diferentes e muitas texturas e cores, brotando dos seixos rolados bem claros que iluminam este pedaço dos trópicos e servem de passagem. Uma diversão passear com tantas surpresas garantidas pela festa divertida das plantas.

Um pequeno pátio com uma fonte na passagem, logo à chegada, foi atapetado com renda portuguesa e diferentes tipos de begônias que se enchem de flores, alegrando este ambiente protegido, com pouco sol, mas cheio de luz, nos preparando para desfrutar o grande jardim.

A piscina existente foi transformada num espelho d’água que reflete todos os matizes à sua volta.

Foi uma delícia fazer deste jardim que já era tão bom, um lugar mais gostoso ainda de estar e se surpreender com as façanhas das instigantes plantas tropicais.

Pá_transp_inclinada.png
Plantas original transp.png

Área de intervenção 350

Projeto e execução 2011

bottom of page